HISTÓRIA

Ao final do século XX, o governo brasileiro adotou diversos planos econômicos na tentativa de conter o processo inflacionário e a recessão, onde todos falharam e aprofundaram a crise. A falência de empresas e o desemprego, foram o resultado direto e avassalador deste processo.

Os trabalhadores, com o apoio dos sindicatos, foram buscando alternativas para garantir seus empregos e renda. Na região do Grande ABC, berço da indústria automobilística nacional, começam a proliferar diversas experiências cooperativistas, onde o conjunto dos trabalhadores assumiam juridicamente a massa falida das empresas, transformando-as em cooperativas. Assim, nasceram experiências exitosas como a Metalcooper, Coopertratt, Cooperlafe, Cooperfor, Uniwídia, entre outras.

Em novembro de 1999, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, durante o seu 3º Congresso, promoveu o seminário internacional: “Alternativas para a Geração de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Social”, que contou com a participação de representações do Brasil, Espanha e Itália. Neste encontro, viu-se a necessidade de criar instrumentos para fortalecer as cooperativas estabelecidas e as futuras, cujos embriões já eram nítidos. Neste contexto, surge a ideia da criação da UNISOL COOPERATIVAS, para atuar como uma base de apoio técnico para organizar a autogestão e o trabalho coletivo desses empreendimentos. Em fevereiro de 2000, é fundada a UNISOL COOPERATIVAS – União e Solidariedade das Cooperativas do Estado de São Paulo que, posteriormente, viria a se chamar UNISOL SÃO PAULO.

Durante os anos de 2000, viu-se o crescimento do cooperativismo e o surgimento de outras formas de organização do trabalho coletivo, como por exemplo as associações de trabalhadores. Todas as formas de organização do trabalho coletivo, seguem um princípio fundamental: a AUTOGESTÃO, ou seja, nasce o conceito de empreendimento solidário ou empreendimento autogestionário, que se caracteriza pela organização coletiva do trabalho e a autogestão, onde todos os trabalhadores são os proprietários e responsáveis diretos pelo empreendimento ao qual participam.

A UNISOL COOPERATIVAS, desde sua fundação, cumpre sua missão de atuar como base de apoio técnico a todas as formas de organização coletiva e autogestionária do trabalho e, em 2014, altera sua razão social para Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado de São Paulo – UNISOL SP, absorvendo, em definitivo, o conceito de empreendimentos solidários.